Com os avanços dos recursos
tecnológicos presentes na nossa
vida, toda criança tem acesso ao
mundo digital, desde bem pequena.
Na escola, muitas começam a utilizar o
computador na Educação Infantil,
demonstrando grande habilidade no manuseio
do mouse e uso
do teclado, explorando a coordenação motora e
diferenciando letras, números e símbolos.

O trio: processador de texto, programa para elaboração de slides e software para desenhos, permitem, ao educador, um leque de criações, principalmente para os alunos da Educação Especial, que muitas vezes necessitam de atividades específicas.
O trio: processador de texto, programa para elaboração de slides e software para desenhos, permitem, ao educador, um leque de criações, principalmente para os alunos da Educação Especial, que muitas vezes necessitam de atividades específicas.
No nosso AEE, utilizamos muitas atividades digitais próprias, elaboradas a partir da realidade do aluno. Assim, o trabalho é significativo à aprendizagem do mesmo.
Escrever
e/ou reconhecer o próprio nome,
Escrever e/ou reconhecer o próprio nome,
identificar vogais e consoantes, listar
os aniversariantes do mês, ler e
interpretar pequenos textos
e vídeos, explorar ortografia, fixar as cores...
são algumas possibilidades de
um trabalho lúdico e atrativo, na
área da linguagem, todos elaborados a partir
dos componentes básicos do sistema
operacional.

Os temas do mês são explorados de maneira
interdisciplinar focando, principalmente, os
conteúdos da Língua Portuguesa e Matemática.
Para os alunos com baixa visão, destaco a
necessidade de ampliar o tamanho da fonte e
usar a opção negrito, além da lupa.
Diante
de tantas possibilidades, a
informática funciona como ferramenta ao
professor e a dinamização das suas
aulas. A dica é tirar proveito do seu uso,
pedagogicamente, trazendo-a
para dentro da escola!

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