domingo, 4 de outubro de 2015

Material concreto e AEE

A utilização do material concreto em sala de aula, principalmente no AEE, é muito importante, pois este, como ferramenta pedagógica, favorece a aprendizagem significativa, já que o aluno é estimulado a raciocinar e aplicar soluções que englobam os conteúdos explorados na situação proposta, tornando a atividade mais curiosa e dinâmica.






No AEE, a elaboração de atividades vinculadas ao contexto dos alunos exige pesquisa e planejamento, para que se possa relacionar as informações com suas especificidades.





Para tanto, compete ao educador preparar exercícios que favoreçam o desenvolvimento da imaginação e da criatividade, fortalecendo a importância  do material concreto como um recurso que pode contribuir na elaboração de conceitos e na resolução das questões.




Partir das vivências dos alunos permite incluir a dimensão social e a multiplicidade de fatores contidos na formação de conceitos.



É importante ressaltar que utilizar o material concreto, por si só, não garante a aprendizagem. É fundamental o papel do professor,enquanto mediador da ação e articulador das situações vivenciadas.






#FicaADica!

(Texto adaptado) 

Acesso em 02/10/15






Nenhum comentário: