sexta-feira, 27 de maio de 2016

Matemática com apoio

Nas séries iniciais, a Matemática já deveria estimular os alunos a explorar o mundo à sua volta, o que é bastante difícil tanto para os professores quanto para as crianças, porque as noções da disciplina nem sempre aparecem com clareza nas situações do cotidiano.

   



Mas dá para estimular o aprendizado, introduzindo materiais concretos para que elas possam expressar as relações matemáticas pré-adquiridas, manipulando, montando, contando, agrupando, estabelecendo relações etc. Contudo se, por vezes, ainda há a impossibilidade de adquirir materiais específicos, com criatividade, é possível substituí-los por elementos bem mais simples, baratos e de fácil manuseio, como tampinhas de PET, fichas, feijões, lápis de cor etc.
Talvez, aqui, já haja quem esteja se perguntando: por que se dar a esse trabalho? A explicação vem das pesquisas do epistemólogo suíço Jean Piaget (1896-1980): a aprendizagem da Matemática envolve o conhecimento físico e o lógico-matemático. O primeiro ocorre quando o aluno observa, analisa, identifica e opera o material. Já o segundo se dá quando ele usa apenas os atributos dos materiais ou opera sem tê-los em mãos, momento em que também desenvolve o próprio raciocínio abstrato.



No nosso #AEE,  o material concreto é um 
verdadeiro sucesso!

Fonte: http://revistaguiafundamental.uol.com.br/professores-atividades/110/artigo302991-1.asp

Nenhum comentário: