segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Bolha de sabão







Quem não gosta de brincar com bolinha de sabão? No #AEE, elas fazem muito sucesso!

Falando das bolinhas de sabão como recurso, não pode-se deixar de citar do encanto que elas proporcionam. Sendo assim, essa é uma ótima opção para ser explorada na sala de aula!





Elevar os braços! Estimular a extensão dos membros superiores até a altura ou além dos ombros é possível quando o objetivo é estourar as tais bolinhas. 



Equilíbrio! Manter o equilíbrio enquanto brinca com as bolinhas de sabão, seja em pé ou sentado. O desafio aqui é manter o equilíbrio enquanto tenta estourar as bola ou sopra (nem sempre é fácil fazer “duas coisas” ao mesmo tempo, não é?). Você pode soprar bolinhas ao redor da criança e até estimulá-la a se abaixar e levantar para conseguir estourar todas as bolas enquanto mantém o equilíbrio.

Corrida e salto!! Pois é, pular e correr também são outras habilidades motoras que podem ser estimuladas durante a brincadeira com as bolinhas de sabão.
E sabe de mais? Uma criança pode ser estimulada a usar as duas mãos (função bimanual) para estourar as bolinhas. Pode usar a linha média para realizar essa tarefa ou quem sabe a de soprar para as bolinhas aparecerem!

Noções de direção, da posição do corpo no espaço e até de lateralidade podem entrar na brincadeira.

Ótima estratégia também para fortalecer aspectos respiratórios com controle da força expiratória.

Trabalhar identificação de partes do corpo, ao rebentar as bolinhas com o nariz, pé, mão….

E o título da brincadeira ainda contribui no processo de alfabetização, onde o aluno identifica as vogais!




Que delícia estudar brincando!









Fonte: https://brinqueeaprenda.wordpress.com/2014/08/16/olha-la-uma-bolinha-de-sabao/(adaptado)


Dia da árvore

"No retrato que me faço
- traço a traço - 
Às vezes me pinto nuvem
Às vezes me pinto árvore..."

Mário Quintana


O Dia da Árvore é comemorado no Brasil em 21 de setembro e tem como objetivo principal a conscientização a respeito da preservação desse bem tão valioso. A data, que é diferente em outras partes do mundo, foi escolhida em razão do início da primavera, que começa no dia 23 de setembro no hemisfério Sul. 

Fizemos uma aula diferente no AEE, para que os alunos percebam a importância das árvores, que além dos frutos, produzem oxigênio, nos oferecem sombra e muito mais!


Sendo assim, o dia 21 de setembro deve ser visto como um dia de reflexão sobre nossas atitudes em relação a essa importante riqueza natural.


Fonte: http://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-da-arvore.htm (adaptado)