segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Bolha de sabão







Quem não gosta de brincar com bolinha de sabão? No #AEE, elas fazem muito sucesso!

Falando das bolinhas de sabão como recurso, não pode-se deixar de citar do encanto que elas proporcionam. Sendo assim, essa é uma ótima opção para ser explorada na sala de aula!





Elevar os braços! Estimular a extensão dos membros superiores até a altura ou além dos ombros é possível quando o objetivo é estourar as tais bolinhas. 



Equilíbrio! Manter o equilíbrio enquanto brinca com as bolinhas de sabão, seja em pé ou sentado. O desafio aqui é manter o equilíbrio enquanto tenta estourar as bola ou sopra (nem sempre é fácil fazer “duas coisas” ao mesmo tempo, não é?). Você pode soprar bolinhas ao redor da criança e até estimulá-la a se abaixar e levantar para conseguir estourar todas as bolas enquanto mantém o equilíbrio.

Corrida e salto!! Pois é, pular e correr também são outras habilidades motoras que podem ser estimuladas durante a brincadeira com as bolinhas de sabão.
E sabe de mais? Uma criança pode ser estimulada a usar as duas mãos (função bimanual) para estourar as bolinhas. Pode usar a linha média para realizar essa tarefa ou quem sabe a de soprar para as bolinhas aparecerem!

Noções de direção, da posição do corpo no espaço e até de lateralidade podem entrar na brincadeira.

Ótima estratégia também para fortalecer aspectos respiratórios com controle da força expiratória.

Trabalhar identificação de partes do corpo, ao rebentar as bolinhas com o nariz, pé, mão….

E o título da brincadeira ainda contribui no processo de alfabetização, onde o aluno identifica as vogais!




Que delícia estudar brincando!









Fonte: https://brinqueeaprenda.wordpress.com/2014/08/16/olha-la-uma-bolinha-de-sabao/(adaptado)


Nenhum comentário: