segunda-feira, 27 de junho de 2016

Anarriê em sala de aula


Anualmente, nossa escola realiza a festa em "Homenagem ao Homem do Campo". Este ano acontecerá no meio de julho.

Por ser um tema muito rico, é possível explorá-lo no #AEE, de acordo com as necessidades de cada criança.





Utilizando recursos variados, como papéis coloridos, tintas ou computador, desenvolvemos atividades  atrativas e  que estimulam a concentração do aluno. 




Músicas tradicionais desta época, como "Cai, cai balão", são instrumentos para alfabetização. 

Um exemplo é o texto fatiado, onde o aluno organiza as palavras, de acordo com a sequência musical.




No #AEE, objetivamos, além do conteúdo pedagógico, desenvolver a memória visual e cinestésica, a percepção e acuidade, entre outros aspectos neuropsicológicos, através dos pequenos desafios apresentados em sala.





E vamos "pro arraiá" 
que a festa vai "continuá"!!!

segunda-feira, 6 de junho de 2016

Informática - base para criação de materiais

Com os avanços dos recursos 

tecnológicos presentes na nossa 

vida, toda criança tem acesso ao 

mundo digital, desde bem pequena.



Na escola, muitas começam a utilizar o 

computador na Educação Infantil, 

demonstrando grande habilidade no manuseio 

do mouse e uso 

do teclado, explorando a coordenação motora e

 diferenciando letras, números e símbolos.



O trio: processador de texto,  programa para elaboração de slides e software para desenhos, permitem, ao educador,  um leque de criações, principalmente para os alunos da Educação Especial, que muitas vezes necessitam de atividades específicas.


No nosso AEE, utilizamos muitas atividades digitais próprias, elaboradas a partir da realidade do aluno. Assim, o trabalho é significativo à aprendizagem do mesmo.






Escrever e/ou reconhecer o próprio nome, 

identificar vogais e consoantes, listar 

os aniversariantes do mês,  ler e 

interpretar pequenos textos 

e vídeos, explorar ortografia, fixar as cores... 

são algumas possibilidades de 

um trabalho lúdico e atrativo, na 

área da linguagem, todos elaborados a partir 

dos componentes básicos do sistema 

operacional.




 Os temas do mês são explorados de maneira 

interdisciplinar focando, principalmente, os 

conteúdos da Língua Portuguesa e Matemática.



Para os alunos com baixa visão, destaco a 

necessidade de ampliar o tamanho da fonte e 

usar a opção negrito, além da lupa.




Diante de tantas possibilidades, a

informática funciona como ferramenta ao 

professor e a dinamização das suas 

aulas.  A dica é tirar proveito do seu uso, 

pedagogicamente, trazendo-a 

para dentro da escola! 




sábado, 4 de junho de 2016

Recorta e cola

Dia de gincana alfabetizadora no #AEE!

  Objetivos: 

·Desenvolver a compreensão lógica da formação das palavras; além da linguagem, o pensamento e concentração;

·Estimular a curiosidade, e o raciocínio;

·Refletir sobre o “ganhar” e o “perder” como fatores que são inerentes a vida humana;

·Auxiliar no processo de integração social dos alunos.





Material: Alfabeto (xerox), caderno, cola e tesoura





Regra: O aluno deverá formar o maior número de palavras existentes, podendo trocar fichas com os colegas, caso necessite de alguma letra que não tenha. Será considerado vencedor o que conseguir atingir a maior quantidade de palavras completas.






E palmas ao vencedor, 
com 9 palavras!







sexta-feira, 27 de maio de 2016

Matemática com apoio

Nas séries iniciais, a Matemática já deveria estimular os alunos a explorar o mundo à sua volta, o que é bastante difícil tanto para os professores quanto para as crianças, porque as noções da disciplina nem sempre aparecem com clareza nas situações do cotidiano.

   



Mas dá para estimular o aprendizado, introduzindo materiais concretos para que elas possam expressar as relações matemáticas pré-adquiridas, manipulando, montando, contando, agrupando, estabelecendo relações etc. Contudo se, por vezes, ainda há a impossibilidade de adquirir materiais específicos, com criatividade, é possível substituí-los por elementos bem mais simples, baratos e de fácil manuseio, como tampinhas de PET, fichas, feijões, lápis de cor etc.
Talvez, aqui, já haja quem esteja se perguntando: por que se dar a esse trabalho? A explicação vem das pesquisas do epistemólogo suíço Jean Piaget (1896-1980): a aprendizagem da Matemática envolve o conhecimento físico e o lógico-matemático. O primeiro ocorre quando o aluno observa, analisa, identifica e opera o material. Já o segundo se dá quando ele usa apenas os atributos dos materiais ou opera sem tê-los em mãos, momento em que também desenvolve o próprio raciocínio abstrato.



No nosso #AEE,  o material concreto é um 
verdadeiro sucesso!

Fonte: http://revistaguiafundamental.uol.com.br/professores-atividades/110/artigo302991-1.asp

sábado, 7 de maio de 2016

Homenagem às mães




Mãe, amor sincero sem exagero.

Maior que o teu amor, só o amor de Deus...
És uma árvore fecunda, que germina um novo ser.
Teus filhos, mais que frutos, são parte de você...

 




És capaz de doar a própria vida para salvá-los;

E muito não te valorizam...
Quando crescem, de ti esquecem;
São poucos, os que reconhecem...

  


Mas, Deus nunca lhe esquecerá
E abençoará tudo que fizerdes aos seus...
Peço ao Pai Criador que abençoe você!
Um filho precisa ver o risco que é ser mãe...
Tudo é cirurgia, mas ela aceita, com alegria, o filho que vai nascer...





Obrigado é muito pouco, presente não é tudo! 

Mas o reconhecimento, isso sim é pra valer!

Meus sinceros agradecimentos por este momento.
Maio, mês referente às mães, embora é bom lembrar que 
dia
 das mães, que alegria, é todo dia!

Para todas as mamães, biológicas e de coração, 
o #AEE deseja:

FeLiZ  DiA  DaS  MãEs!